Abaixo seguem-se dois resumos de dois artigos publicados neste ano, sobre atividades realizada na EPOAS, entre agosto e setembro de 2015. O primeiro artigo, publicado na Revista Holos (IFRN), foi com os alunos do 6º ano A de 2014, atualmente 8º ano A. O segundo, pela Revista Educação & Linguagem (UMESP), foi com alunos do 7º ano A, atualmente 9º ano A.
OBS: clique no nome da revista (contém link) para poder ser direcionado para os artigos.
A EXPERIÊNCIA DO ALUNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Resumo
O texto literário é uma fonte inesgotável de experiência
estética. Para desenvolver o prazer da leitura, bem como a formação do
leitor competente, é preciso valorizar a forma de mediar a leitura, pois
a literatura é mais que o gozo, é um direito, é um exercício de
cidadania. Este artigo tem como base as ideias dos teóricos da educação
Kefalás (2012), Yunes; Oswald (2013), Larrosa (2011), Cosson (2011) e
apresenta os resultados de um projeto experimental de letramento
literário com o livro de literatura infantil “A batalha dos mamulengos”,
do escritor Rubem Rocha Filho, em uma turma do sexto ano do ensino
fundamental, de uma escola pública, do estado de Pernambuco, realizado
entre agosto e setembro de 2014.
Palavras-chave
Educação; Letramento Literário; Experiência Literária; Ensino Fundamental
Leitura e texto literário no ensino fundamental
Resumo
O texto literário é uma fonte inesgotável de experiência
estética. Para desevolver o prazer da leitura, bem como a formação do
leitor competente, é preciso valorizar a forma de mediar leitura, pois a
literatura é mais que o gozo, é um direito, é um exercício de
cidadania. Com base no trabalho dos teóricos da educação Kefalás (2012),
Yunes & Oswald (2013), Larrosa (2011), este trabalho é resultado de
um projeto experimental de Letramento Literário através do livro de
literatura infantil “A batalha dos Mamulengos”, do escritor Rubem Rocha
Filho, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola
pública, do estado de Pernambuco, entre agosto e setembro de 2014.
Palavras-chave
Educação, Letramento Literário, Experiência Literária, Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário