quarta-feira, 18 de março de 2015

1ª EXPOSIÇÃO DA CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA DO EPOAS 2014

1ª EXPOSIÇÃO
DA CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA DO EPOAS 2014

Cledson Severino de Lima / Cristina Arcanjo¹

Em comemoração ao dia da Consciência Negra do ano 2014, os estudantes da Escola Estadual Professora Olindina Alves Semente promoveram uma mostra da gastronomia pernambucana de origem africana e indígena. Cada ano (série) ficou responsável pela pesquisa e produção de um prato que foi ofertada para degustação no dia da culminância. O evento aconteceu no dia 20 de novembro de 2014, Dia Nacional da Consciência Negra. A atividade extraclasse foi dividida em sete etapas:
I – sensibilização e fundamentação teórica, a partir do artigo de Prof. Dr. Kabengele Munanga², da palestra proferida no “3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03” pelos professores de História e Geografia, Cledson Lima e Cristina Arcanjo;
II – recolhimento e reflexão da pesquisa de dez nomes de pratos de origem africana e indígena;
III – divisão dos pratos por turma;
IV – divisão dos grupos de cada sala;
V – Organização dos espaços para exposição, escolhendo as ornamentações e adereços;
VI – Pré-apresentação para os professores mediadores, a fim de dar os últimos ajustes;
VII – Culminância, exposição para degustação. Com a exposição colaboramos para desmistificar rituais e costumes de matriz africana, através da confraternização dos sabores buscaram contribuir para uma cultura de paz e despertar o respeito à cultura africana e indígena quebrando preconceitos e posturas e atitudes discriminatórias. O sincretismo brasileiro e a forte diversidade cultural a partir dos alimentos será o pulverizador dessas reflexões.
  
AVALIAÇÃO

Foram avaliados os resultados finais em relação aos seguintes aspectos:
  • Criatividade na apresentação da exposição;
  • Domínio do conteúdo;
  • Ornamentação do espaço;
  • Organização do grupo e sala.
 REFERÊNCIA


MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03.

1 – Professores de História e Geografia da Escola Estadual Profª Olindina Alves Semente.
2 – Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil.

Nenhum comentário: