quinta-feira, 18 de junho de 2015

EPOAS - Escola Profª Olindina Alves Semente, comemora Dia do Baobá.

EPOAS - Escola Profª Olindina Alves Semente, comemora nesta 
sexta-feira 19 de junho o Dia do Baobá.

       O EPOAS comemora esse dia com excursão aos Baobás da cidade do Recife conduzida pelo turismólogo, especialista em turismo e patrimônio, mestrando em Antropologia da UFPE e mentor do Roteiro dos Baobás Fernando BATISTA e finaliza com a palestra de John Harvey RASHFORD, Ph.D, antropólogo, especializado em etnobotânica, atualmente vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia do College of Charleston, EUA, e tradução de Cláudia BARRETO (Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia) 
       A comemoração acontece nesta sexta-feira 19 de junho de 2015, Dia do Baobá, árvore sagrada para os filhos da África e para os afrodescendentes de Pernambuco. Por ter uma forte relação com a religiosidade do povo, sobre tudo de matriz africana, o Baobá também é um símbolo contra o preconceito aos negros do Brasil.
       A Escola Profª Olindina Alves Semente foi apreciada a mais de vinte anos por uma muda de Baobá, hoje ainda é considerada um bebê apesar de ter tamanho próximo a um prédio de três andares e um tronco de aproximadamente 2,5 metros de diâmetro. Ela foi tombada como Patrimônio Ambiental da Cidade do Recife em 25 de setembro de 2009. A partir de 2012, as Professoras Coordenadoras da biblioteca escolar EPOAS, Aparecida Sotero, Cristina Gomes e Walmélia Medeiros vem desenvolvendo um projeto didático chamado "Rodas de leitura no Baobá". É uma sequência didática e interdisciplinar, que envolveu as disciplinas e Professores de Português, Ciência, História, Geografia e Arte. Aulas as sombras do nosso Baobá envolvendo diretamente os estudantes dos 6º e 7º anos.
     A comemoração do Dia do Baobá é recebido com muito entusiasmo e expectativa pelos estudantes, professores, gestão e coordenadoras da biblioteca. "é uma ótima oportunidade para os alunos ampliarem seus conhecimentos sobre a árvore Baobá", afirmam as Professoras coordenadoras da biblioteca escolar EPOAS.