quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Churumela e o Amuleto de Belizar - Elaine Souza (8582181671)ESCOLA ESTADUAL
PROFESSORA OLINDINA ALVES SEMENTE
ENSINO FUNDAMENTAL-II













PROJETO DE LITERATURA
INFANTO JUVENIL:
CHURUMELA E O AMULETO DE BELIZAR




















ORGANIZADORES: PROFESSORES/COORDENADORES PEDAGÓGICO/BIBLIOTECA


JULHO/2014









































“ [...] não existe amor onde só se enxerga a si próprio, Churumela!”




ÍNDICE

1 APRESENTAÇÃO ..................................................................................
03


2 JUSTIFICATIVA .....................................................................................
04


3 OBJETIVO GERAL.................................................................................
 
  3.1 Objetivos Específicos ........................................................................
05

05

4 METODOLOGIA ....................................................................................

07


5 AÇÕES E CRONOGRAMAS .................................................................
07


6 AVALIAÇÃO ..........................................................................................
08
                                

7 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................
09





























1 APRESENTAÇÃO
O projeto tem como foco despertar o interesse pela leitura e escrita infanto juvenil, compreendendo os diversos aspectos funcionais de um determinado gênero literário.
O projeto contemplará as turmas: 8º e 9º anos  do ensino fundamental.



2 JUSTIFICATIVA
A educação em Pernambuco tem pautado sua política educacional nas diretrizes do Ministério de Educação e Cultura (MEC), que permeia o ensino fundamental de 09 anos com base na Lei 11.214/2006 e no último Plano Nacional de Educação (PNE). Assim posto a escola deve desenvolver práticas diferenciadas que favoreça a melhoria da aprendizagem do ensino da língua portuguesa, em relação ao letramento como afirma Magda Soares (1998, p. 47) “(...) Ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”. Assim como preparar os alunos para fazer uso dessa linguagem na interação com o universo da literatura como propõe os Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco (2012, p.92) a orientação de que se leia literatura, principalmente, para que os estudantes aprendam a gostar de ler literatura é também pertinente ao se tratar do letramento literário nos anos finais do ensino fundamental.


3 OBJETIVO  GERAL
Estimular o gosto pela leitura e a produção escrita no gênero ficção da literatura infanto juvenil, a partir da obra  “Churumela e o Amuleto de Belizar” da autora Elaine Souza.

3.1 Objetivos Específicos
·        Promover a leitura do livro Churumela e o Amuleto de Belizar;
·        Caracterizar os elementos que compõem o gênero de ficção;
·        Incentivar a prática da produção escrita, fazendo uma reescrita dos últimos capítulos da obra;
·        Realizar pesquisa literária desse tipo de gênero;
·        Utilizar os recursos das redes sociais, como fonte de informação sobre o livro;
·        Utilizar o espaço da biblioteca como extensão da sala de aula com atividades em grupo, roda de leitura, entre outros;
·        Reconhecer a importância dos sentimentos na construção de uma convivência melhor, a partir dos personagens e situações vividas no romance estudado.
·        Apresentar a produção do projeto;
·        Entrevistar a autora da obra.


4 METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido pelas professoras de língua portuguesa dos 9º anos do turno da manhã. No período de julho a outubro.
A execução do projeto dar-se-á em sala de aula e no espaço da biblioteca. será trabalhada a obra do livro Churumela e o Amuleto de Belizar, levando em consideração os seguintes aspectos: leitura e interpretação, argumentação, exploração dos diversos elementos que compõem um texto literário.
Em seguida, haverá a produção da reescrita dos capítulos finais do livro.
Na culminância do projeto os alunos realizarão uma apresentação para toda comunidade escolar.
Por fim, será confeccionado o portfólio das atividades vivenciadas no projeto.

5 CRONOGRAMA E AÇÕES
AÇÕES
SET
OUT
NOV
Apresentação do projeto
X


Leitura do livro
X
X
X
Trabalho em sala de aula
X
X
X
Roda de leitura na biblioteca
X
X
X
Produção textual

X
X
Pesquisa sobre a obra
X


Entrevista com a autora


X
Culminância do projeto


X
Avaliação do projeto


X










6 AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante as atividades em sala de aula e no espaço da biblioteca considerando os seguintes aspectos: participação, envolvimento com o conteúdo do livro, criatividade e produção escrita, registro fotográfico da produção dos alunos e de todos os participantes do projeto.




7 BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco. Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. 2012.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte; Autêntica, 1998.

SOUZA, Elaine Lima. Churumela e o Amuleto de Belizar. Editora Dracaena, 2013.



Nenhum comentário: