
PROFESSORA OLINDINA ALVES
SEMENTE
ENSINO FUNDAMENTAL-II
PROJETO DE LITERATURA
INFANTO JUVENIL:
CHURUMELA E O AMULETO DE
BELIZAR
ORGANIZADORES:
PROFESSORES/COORDENADORES PEDAGÓGICO/BIBLIOTECA
JULHO/2014
“ [...] não existe amor onde só se enxerga a si próprio,
Churumela!”
ÍNDICE
1 APRESENTAÇÃO
..................................................................................
|
03
|
|
|
2 JUSTIFICATIVA
.....................................................................................
|
04
|
|
|
3 OBJETIVO GERAL.................................................................................
3.1 Objetivos Específicos ........................................................................
|
05
05
|
4 METODOLOGIA
....................................................................................
|
07
|
|
|
5 AÇÕES E CRONOGRAMAS
.................................................................
|
07
|
|
|
6 AVALIAÇÃO
..........................................................................................
|
08
|
|
|
7
BIBLIOGRAFIA
......................................................................................
|
09
|
|
|
1 APRESENTAÇÃO
O projeto tem como foco despertar o
interesse pela leitura e escrita infanto juvenil, compreendendo os diversos
aspectos funcionais de um determinado gênero literário.
O projeto contemplará as turmas: 8º e 9º
anos do ensino fundamental.
2 JUSTIFICATIVA
A educação em Pernambuco tem pautado sua
política educacional nas diretrizes do Ministério de Educação e Cultura (MEC),
que permeia o ensino fundamental de 09 anos com base na Lei 11.214/2006 e no
último Plano Nacional de Educação (PNE). Assim
posto a escola deve desenvolver práticas diferenciadas que favoreça a melhoria
da aprendizagem do ensino da língua portuguesa, em relação ao letramento como
afirma Magda Soares (1998, p. 47) “(...) Ler e escrever no contexto das
práticas sociais da leitura e da escrita”. Assim como preparar os alunos para
fazer uso dessa linguagem na interação com o universo da literatura como propõe
os Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco (2012, p.92) a
orientação de que se leia literatura, principalmente, para que os estudantes
aprendam a gostar de ler literatura é também pertinente ao se tratar do
letramento literário nos anos finais do ensino fundamental.
3 OBJETIVO GERAL
Estimular o gosto pela leitura e a
produção escrita no gênero ficção da literatura infanto juvenil, a partir da
obra “Churumela e o Amuleto de Belizar”
da autora Elaine Souza.
3.1 Objetivos Específicos
·
Promover a leitura do livro Churumela e o
Amuleto de Belizar;
·
Caracterizar os elementos que compõem o gênero
de ficção;
·
Incentivar a prática da produção escrita,
fazendo uma reescrita dos últimos capítulos da obra;
·
Realizar pesquisa literária desse tipo de
gênero;
·
Utilizar os recursos das redes sociais, como
fonte de informação sobre o livro;
·
Utilizar o espaço da biblioteca como extensão da
sala de aula com atividades em grupo, roda de leitura, entre outros;
·
Reconhecer a importância dos sentimentos na
construção de uma convivência melhor, a partir dos personagens e situações
vividas no romance estudado.
·
Apresentar a produção do projeto;
·
Entrevistar a autora da obra.
4 METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido pelas
professoras de língua portuguesa dos 9º anos do turno da manhã. No período de
julho a outubro.
A execução do projeto dar-se-á em sala de
aula e no espaço da biblioteca. será trabalhada a obra do livro Churumela e o
Amuleto de Belizar, levando em consideração os seguintes aspectos: leitura e
interpretação, argumentação, exploração dos diversos elementos que compõem um
texto literário.
Em seguida, haverá a produção da reescrita
dos capítulos finais do livro.
Na culminância do projeto os alunos
realizarão uma apresentação para toda comunidade escolar.
Por fim, será confeccionado o portfólio
das atividades vivenciadas no projeto.
5
CRONOGRAMA E AÇÕES
AÇÕES
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
Apresentação do
projeto
|
X
|
|
|
Leitura do
livro
|
X
|
X
|
X
|
Trabalho em
sala de aula
|
X
|
X
|
X
|
Roda de leitura
na biblioteca
|
X
|
X
|
X
|
Produção
textual
|
|
X
|
X
|
Pesquisa sobre
a obra
|
X
|
|
|
Entrevista com
a autora
|
|
|
X
|
Culminância do
projeto
|
|
|
X
|
Avaliação do
projeto
|
|
|
X
|
6 AVALIAÇÃO
A avaliação será
realizada durante as atividades em sala de aula e no espaço da biblioteca
considerando os seguintes aspectos: participação, envolvimento com o conteúdo
do livro, criatividade e produção escrita, registro fotográfico da produção dos
alunos e de todos os participantes do projeto.
7
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
PERNAMBUCO.
Secretaria de Educação de Pernambuco. Parâmetros
para Educação Básica do Estado de Pernambuco. Centro
de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. 2012.
SOARES, Magda.
Letramento: Um tema em três gêneros.
Belo Horizonte; Autêntica, 1998.
SOUZA, Elaine Lima. Churumela e o Amuleto de Belizar.
Editora Dracaena, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário